Você e sua turma foram passear na floresta e descobriram que as pessoas fizeram a maior bagunça por lá !Os animais estão sendo feridos, as plantas incendiadas e há lixo por toda parte...Todo mundo vai ajudar a floresta, mas quem será o mais rápido ? Mostre no "Jogo do Meio Ambiente" que vocêsabe tudo sobre a preservação da natureza.Clique aqui e faça o download do jogo (para impressão, formato PDF)
No início do mês de março, a Paróquia Evangélica de Caxias do Sul acolheu o encontro com as lideranças comunitárias do Sínodo Nordeste Gaúcho sobre a organização, planejamento e divulgação do Dia da Igreja 2010 - Juntos Fazemos a Diferença.
Estiveram representadas 24 paróquias, além da Faculdades EST, Editora Sinodal, Allegra Comunicação, Mercatus Imprensa e Eventos, e a Comissão Organizadora do Evento que coordenou as atividades.
O encontro teve como objetivo motivar as lideranças das comunidades e paróquias para o Dia da Igreja 2010.
Foram apresentandas informações sobre o andamento da campanha de recolhimento dos materiais recicláveis junto as paróquias. Até aquele momento, 25 paróquias (das 29 existentes) já tinham aderido a campanha e o montante de material recolhido já superava 7 toneladas.
Cada paróquia, dentro do seu contexto e da forma que melhor achar, é motivada a realizar a campanha de recolhimento de materiais recicláveis. Na medida em que os materias são recolhidos, estes são vendidos e a renda gerada é destinada para apoio e realização do Dia da Igreja 2010.
O objetivo maior de toda a campanha é a Conscientização Ecológica e que esta iniciativa além de ajudar o meio-ambiente também pode gerar recursos financeiros para apoio a projetos de missão, despertando assim, as paróquias para a criação de projetos auto-sustentáveis.
No encontro, foi apresentado o material e os canais de divulgação que serão utilizados para divulgar o evento. Cada participante recebeu uma camiseta do Dia da Igreja 2010 e foi convidado a também a ser um multiplicador da iniciativa junto a sua comunidade e munícipio onde vivem.
Ao final do encontro a comissão organizadora levou as lideranças comunitárias aos Pavilhões da Festa da Uva, para terem uma idéia da estrutura e dimensão onde o Dia da Igreja 2010 vai ser realizado.
A meta do Sínodo Nordeste Gaúcho - IECLB é de envolver 10 mil pessoas neste grande encontro. Em 2008, o Dia da Igreja reuniu mais de 6500 pessoas na Expogramado, em Gramado.
Então... MÃOS A OBRA !! porque JUNTOS FAZEMOS A DIFERENÇA !! Compromisso com a Vida !
Dia da Igreja 2010 - Sínodo Nordeste Gaúcho - IECLB
ATENÇÃO ! ESTACIONAMENTO NOS PAVILHÕES DA FESTA DA UVA SERÁ GRATUITO !
Chegando à Caxias pela BR 116 (sentido Nova Petrópolis – Caxias) no trevo da entrada da cidade (onde tem um posto de combustível) você entra na Av. São Leopoldo em direção à R. Guilherme Moz. Na rotatória pegue a segunda saída para a Av. Salgado Filho para entrar na R. Pedro Peccin. Pegue a Av. Perimetral Bruno Segalla e segue até a Av. Rubem Bento Alves até entrar na R. Ludovico Cavinatto. Seguindo por esta rua os pavilhões estarão do lado esquerdo.
Chegando à Caxias pela RS 453 (sentido Farroupilha – Caxias) na terceira rótula após a ponte pegue a terceira saída para a rampa de acesso à Rua Padre Alberto Lamonato e chegando na Rua Ludovico Cavinatto vire à esquerda. Seguindo por esta rua, os pavilhões estarão do lado direito.
Carros e ônibus irão entrar pelo mesmo acesso. Ao entrar nas cancelas todos os veículos receberão um ticket (senha) que deve ser guardado para entregar na saída. Ônibus entrarão na cancela nº1 e irão se dirigir até a frente do Centro de Eventos onde os passageiros irão desembargar. Após todos descerem irão se dirigir até o fundo do estacionamento para deixar os ônibus. Responsáveis pelo estacionamento irão auxiliar no local. Carros farão o mesmo trajeto passando pelas demais cancelas e estacionarão na parte da frente do pátio do estacionamento. Conforme imagem abaixo.
Rua Ludovico Cavinatto, 1431 - Bairro Nossa Senhora da Saúde - Caxias do Sul, RS.
Veja como chegar no mapa do google abaixo:
A reciclagem é um processo industrial que converte o lixo descartado (matéria-prima secundária) em produto semelhante ao inicial ou outro. Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que é jogado fora. A palavra reciclagem foi introduzida ao vocabulário internacional no final da década de 80, quando foi constatado que as fontes de petróleo e outras matérias-primas não renováveis estavam e estão se esgotando. Reciclar significa = Re (repetir) + Cycle (ciclo).
Para compreendermos a reciclagem, é importante "reciclarmos" o conceito que temos de lixo, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. O primeiro passo é perceber que o lixo é fonte de riqueza e que para ser reciclado deve ser separado. Ele pode ser separado de diversas maneiras, sendo a mais simples separar o lixo orgânico do inorgânico (lixo molhado/ lixo seco). Na natureza nada se perde. Seres vivos chamados decompositores "comem" material sem vida ou em decomposição. Eles dividem a matéria para que ela possa ser reciclada e usada de novo. Esse é o chamado material biodegradável. Quando um animal morre, ele é reciclado pela natureza. Quando um material é dividido em pequenas peças, as bactérias e fungos, os mais importantes decompositores, já podem trabalhar.
A decomposição aeróbia é mais completa que a anaeróbia por gerar gás carbônico, vapor de água e os sais minerais, substâncias indispensáveis ao crescimento de todos os vegetais, o qual gera o húmus, ótimo adubo para o solo.
No processo anaeróbio, são gerados os gases (metano e sulfídrico), que causam um odor desagradável; a decomposição anaeróbia produz um líquido escuro denominado chorume (líquido com grande quantidade de poluentes) encontrado normalmente no fundo das latas de lixo. Este chorume é o principal causador da contaminação dos rios e do lençol freático.
A reciclagem traz os seguintes benefícios: * Contribui para diminuir a poluição do solo, água e ar. * Melhora a limpeza da cidade e a qualidade de vida da população. * Prolonga a vida útil de aterros sanitários. * Melhora a produção de compostos orgânicos. * Gera empregos para a população não qualificada. * Gera receita com a comercialização dos recicláveis. * Estimula a concorrência, uma vez que produtos gerados a partir dos reciclados são comercializados em paralelo àqueles gerados a partir de matérias-primas virgens. * Contribui para a valorização da limpeza pública e para formar uma consciência ecológica.
A reciclagem surgiu como uma maneira de reintroduzir no sistema uma parte da matéria (e da energia), que se tornaria lixo. Assim desviados, os resíduos são coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de bens, os quais eram feitos anteriormente com matéria prima virgem. Dessa forma, os recursos naturais ficam menos comprometidos.
1. Recicle o vidro. Calcula-se que a reciclagem de 1 tonelada de vidro poupa 65% da energia necessária à produção da mesma quantidade. Aproveite as embalagens de vidro para conservar alimento no frigorífico, na geladeira ou no freezer.
2. Uma só pilha contamina o solo durante 50 anos. As pilhas incorporam metais pesados tóxicos.
3. Prefira eletrodomésticos recentes e de qualidade, pois gastam menos energia.
4. Regue as plantas de manhã cedo ou ao cair da noite. Quando o sol está alto e forte, grande parte da água perde-se por evaporação.
5. Uma torneira a pingar significa 190 litros de água por dia que vão pelo cano abaixo.
6. Desligue o fogão elétrico, antes de terminado o cozimento, a placa mantém-se quente por muito tempo.
7. Desligue o ferro um pouco antes de acabar de passar a roupa - ele vai se manter quente durante o tempo necessário para acabar a tarefa.
8. Seja econômico: poupe papel, usando o outro lado para tomar notas ou fazer rascunhos; os pratos e copos de papel são ótimos para piqueniques.
9. Em vez de reciclar, tente preciclar (evitar o consumo de materiais nocivos e o desperdício).
10. Um terço do consumo de papel destina-se a embalagens. E alguns têm um período de uso inferior a 30 segundos. Contribua para a redução do consumo dos recursos naturais.
11. Regule o seu carro e poupará combustível. Use gasolina sem chumbo.
12. Sempre que possível, reduza o uso do carro. Para pequenas distâncias, vá a pé. Partilhe o carro com outras pessoas. Sempre que puder opte pelos transportes coletivos.
13. Prefira lâmpadas fluorescentes compactas para as salas cujo índice de ocupação é maior - são mais eficazes se estiverem acesas durante algumas horas. Embora mais caras, duram mais e gastam um quarto da energia consumida pelas lâmpadas incandescentes. Você vai evitar que meia tonelada de dióxido de carbono seja expelida para a atmosfera.
14. Os transportes públicos consomem 1/13 da energia necessária para transportar o mesmo número de passageiros por carro. Implemente uma política de transportes para os empregados.
15. As fotocopiadoras e as impressoras a laser utilizam cassetes de toner de plástico, que freqüentemente têm de ser substituídas. Contate uma empresa que recicle esse plástico ou que o use novamente.
16. Um estudo desenvolvido pela NASA mostra que as plantas conseguem remover 87% dos elementos tóxicos do ambiente de uma casa no espaço de 24 horas. Distribua plantas profusamente por todas as instalações. Recomenda-se, pelo menos, uma planta de 1,2 a 1,5 metros por cerca de 10 metros quadrados. Escolha espécies de plantas que se dêem bem com pouca luz natural.
17. Instale lâmpadas fluorescentes. Substituir-se uma lâmpada tradicional por uma fluorescente evita o consumo de energia equivalente a cerca de um barril de petróleo ou 317 quilogramas de carvão, que produziria 1 tonelada de dióxido de carbono (o maior gás de estufa) e 6 quilogramas de dióxido de enxofre, que contribui para a chuva ácida. As lâmpadas fluorescentes, além disso, duram em média, 13 vezes mais do que uma lâmpada incandescente. São bons motivos para escolher.
18. Desligue as luzes e os equipamentos (computadores fotocopiadoras, etc.) quando sair do escritório. Está provado que, se durante um ano desligarem-se dez computadores pessoais, à noite e durante os fins-de-semana, vai se poupar em energia o equivalente ao preço do computador. Instale sensores de presença que desliguem as luzes sempre que a sala fique vazia.
19. Antes de decidir comprar equipamentos para o escritório, saiba que as impressoras a jato de tinta usam 99% menos energia que as impressoras a laser, durante a impressão, e 87% menos quando inativas; os computadores portáteis consomem 1% da energia de um computador de escritório. Se for possível, opte por esses equipamentos.
20. Calcula-se que um em cada quatro documentos enviados por FAX são posteriormente fotocopiados porque o original tende a perder visibilidade. Desta forma gasta-se não só o papel de FAX (normalmente não reciclável porque é revestido com produtos químicos que são aquecidos para a impressão) mas também o de fotocópia. Compre um aparelho de fax que use papel normal. Funcionam como fotocopiadoras ou impressoras em papel vulgar.
21. Roupas usadas podem ser dadas a outras pessoas ou a bazares de caridade.
22. Brinquedos velhos, livros e jogos que você não quer mais podem ser aproveitados por outros; portanto, não os jogue fora.
23. Descubra se há locais apropriados para o recolhimento de papel velho. Normalmente, esses locais são organizados pelas autoridades locais ou instituições de caridade.
Reduzir, Reutilizar e Reciclar são as palavras da hora. (fonte: www.ambientebrasil.com.br)
O Sínodo Nordeste Gaúcho faz parte da IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
Nossa igreja procura exercitar a solidariedade e a comunhão no testemunho da fé cristã. No âmbito nacional, a IECLB se estrutura em 18 Sínodos, abrangendo todos os estados do território brasileiro.
O Sínodo Nordeste Gaúcho, com sua sede em Estância Velha, abrange 57 municípios (Vale do Paranhana, Vale dos Sinos, Vale do Caí e Serra) através de 28 paróquias, 104 comunidades, 107 pontos de pregação e uma área missionária sinodal, totalizando em torno de 60.200 membros batizados.
O que: Dia da Igreja – Juntos Fazemos a Diferença Quando: 30 de maio de 2010
Onde: Pavilhões da Festa da Uva - Caxias do Sul - RS
No âmbito do Sínodo Nordeste Gaúcho, acontece a cada dois anos, um grande encontro da família evangélica de confissão luterana, reunindo membros de todas as paróquias e comunidades, chamado Dia da Igreja.
O tema para 2010 é “Juntos Fazemos a Diferença” e tem como objetivo conscientizar as pessoas para as possibilidades de todos e todas assumirmos em conjunto a responsabilidade pela preservação de nosso meio-ambiente e o compromisso com a vida e, ao mesmo tempo, mostrar que esta consciência ecológica pode ser atrelada a geração de recursos para o financiamento de projetos de missão na igreja e na sociedade.
Neste particular, está sendo trabalhado em todas as comunidades, a temática da responsabilidade ecológica com o lixo, sendo feita uma campanha de recolhimento de materiais recicláveis com a finalidade de também gerar recursos para o evento.
O Dia da Igreja 2010 acontecerá no dia 30 de maio, nos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul. O Sínodo Nordeste Gaúcho tem como meta reunir 10 mil pessoas.
São patrocinadores do evento: Banrisul, Sicredi, Prefeitura de Caxias do Sul, União FM, Chocolates Planalto, Faculdades EST, Editora Sinodal e Escritório de Advocacia Décio Franzen.