quarta-feira, 5 de maio de 2010

Sacos Plásticos

Todos os anos, mais de 12 bilhões de sacos plásticos circulam pelo Brasil. Eles estão nas embalagens de produtos alimentícios, na feira para embalar verduras e hortaliças, nos caixas dos supermercados, enfim, os sacos plásticos reinam com absoluta tranquilidade. Dá para imaginar nosso comércio sem os sacos plásticos? Essa pergunta é instigante e provoca uma reflexão sobre os hábitos de consumo. No entanto, há uma outra pergunta mais instigante:

Onde vão parar os sacos plásticos?


Para e pensa. Onde vão parar os sacos plásticos que você consome?

Eles vão parar nos bueiros da cidade, nas ruas e avenidas, no lixão, nas praias e nos mares. Nos mares? Impossível! Pois o Ministério do Meio Ambiente tem dados para denunciar que os sacos plásticos são responsáveis pela morte de mais de um milhão de animais marinhos. Esse é um alerta, e nós conhecemos outros alertas: ruas alagadas, desmoronamento de morros construídos sobre lixões, rios poluídos. A hora é de refletir sobre nossos hábitos de consumo.

O uso desenfreado de sacos plásticos está comprometendo a sustentabilidade do meio ambiente. E não adianta fazer de conta que o assunto não é com você! Pois quem nunca carregou um livro, uma caixa de remédio, uma lata de refrigerante, uma fruta, um litro de leite ou qualquer outro produto numa saco plástico?

Comece recusando as sacolas descartáveis. Comece comprando sacolas reutilizáveis, de pano, de tecido. Comece lembrando-se de levar essas sacolas ao sair para fazer compras na feira e no supermercado. Recuse no balcão quando a vendedora quiser colocar sua camisa ou lingerie num saco plástico. Recuse.

Tem gente que já esta nessa campanha há mais tempo. Que está usando sacolas ou bolsas reutilizáveis para trazer suas compras para casa. Infelizmente, o grau de resistência entre nós para mudar de hábito é muito grande. Como é fácil jogar fora os sacos plásticos. É sempre bom lembrar que eles, descartados por aí, permanecem no meio ambiente por centenas de anos até se decompor.


Então, vamos aderir às sacolas retornáveis. Vamos contribuir para a sustentabilidade do ambiente ao nosso redor. Ou vamos continuar sujando o meio ambiente com sacos plásticos?

Autor: Teólogo João Artur Müller da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário